Grande ABC registra alta na geração de empregos pelo sétimo mês seguido

Por Portal Opinião Pública 12/09/2024 - 14:58 hs
Foto: Marcello Casal Jr/ABr

O Grande ABC voltou a apresentar um saldo positivo de 3.245 vagas formais abertas, durante o mês de julho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As informações, divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, foram organizadas pelo Observatório Grande ABC, iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com o objetivo de levantar números regionais dos mais diversos setores para embasar políticas públicas para a região.

De acordo com o relatório, seis dos sete municípios da região obtiveram saldo positivo na geração de novos postos de trabalho. A liderança do mês ficou com Santo André, que criou 1.511 vagas no período. Na sequência vieram São Bernardo do Campo (524), Mauá (419), Diadema (349), São Caetano (349) e Ribeirão Pires (152). Em contrapartida, Rio Grande da Serra teve saldo negativo de 12 vagas.

Já nos sete primeiros meses do ano, a região totalizou 25.793 novos postos de trabalho com carteira assinada. Enquanto isso, o saldo acumulado dos últimos 12 meses (de agosto de 2023 até julho de 2024) registra a abertura de 33.215 vagas formais na região.  

Painel de vagas de Mauá registra 212 oportunidades 

O Sine – Casa do Trabalhador de Mauá, antigo Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR), abriu nesta semana 212 oportunidades profissionais, para empresas da cidade, de outros municípios do ABC e de outras regiões do Estado. A lista é atualizada diariamente.

Entre as diversas funções disponíveis estão: ajudante de produção, coquilheiro, costureira, motorista de caminhão basculante, motorista operador de munck, operador de caixa, operador de cobrança, meio oficial de mecânico de refrigeração, mecânico de máquinas pesadas, entre outras. A lista completa pode ser consultada em: https://sistemas.maua.sp.gov.br/Vagas/.

Mesmo que o candidato não se encaixe nas funções disponibilizadas ou se a vaga já tiver sido preenchida, ele pode solicitar que os dados sejam cadastrados para oportunidades futuras. Os interessados devem comparecer ao Sine – Casa do Trabalhador, na Rua Jundiaí, 63, bairro da Matriz. O trabalhador deve estar com RG, CPF e Carteira de Trabalho em mãos (quem ainda tiver na versão impressa). O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.