FIFA inicia processo de escolha das cidades que receberão a Copa do Mundo Feminina no Brasil

Por Portal Opinião Pública 05/09/2024 - 12:43 hs
Foto: Rafael Ribeiro/CBF - Divulgação

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) apresentou à FIFA (Federação Internacional de Futebol), durante um seminário virtual nesta segunda-feira (2), as 12 cidades candidatas a receberem jogos da Copa do Mundo de Futebol feminino, que será disputada no país em 2027. A reunião contou com a participação de executivos da FIFA, autoridades das cidades candidatas e do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Segundo a CBF, foram escolhidas previamente as cidades de Belém (Estádio Mangueirão), Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Natal (Arena das Dunas), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Corinthians) como possíveis sedes para as partidas.

Ainda de acordo com a confederação, a próxima etapa do processo será por conta da FIFA, que fará a avaliação das cidades candidatas e dos estádios sugeridos para saber se os locais possuem a estrutura necessária, como centros de treinamento, hotéis, redes de transporte, aspectos financeiros e possíveis locais para os FIFA Fan Festivals, para receberem os jogos. Outro ponto destacado na análise da federação internacional será o compromisso dos candidatos com a sustentabilidade e o desenvolvimento do futebol feminino. São necessários ao menos oito estádios para organizar o torneio.

A previsão é de que as visitas às cidades e aos estádios aconteçam entre os dias 25 de setembro e 11 de outubro. Já as inspeções dos centros de treinamento e dos hotéis das equipes devem ficar para novembro. Depois de colher todos os dados, a FIFA fará um relatório sobre a avaliação. O anúncio das sedes que receberão a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 está planejado para 2025.