Jurandir Matos conquista medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Veteranos de Judô

Por Portal Opinião Pública 05/09/2024 - 12:12 hs
Foto: Divulgação
Jurandir Matos conquista medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Veteranos de Judô
Jurandir Matos (ao centro) conquistou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro e agora mira o Mundia

O judoca mauaense Jurandir Matos conquistou a medalha de ouro na categoria Master M6 -100kg durante sua participação no Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata, que aconteceu entre os dias 24 e 25 de agosto, na cidade de Anápolis, em Goiás e reuniu mais de 400 judocas. As lutas foram realizadas no Ginásio Internacional Newton Pereira.

Ao longo da competição, o professor e atleta mauaense venceu suas três, sendo uma por ippon (pontuação máxima do judô) e duas por pontuação. Essa é a terceira medalha de ouro que ele conquista em Campeonatos Brasileiros.

“O nível de competição neste ano estava muito forte e enfrentei os melhores judocas do Brasil no torneio”, disse o atleta mauaense, que também elogiou a organização do campeonato. “Em termos de organização, foi o melhor campeonato em que estive. Lutamos em um ginásio com uma estrutura muito boa, bem climatizado, com ar-condicionado em funcionamento, tivemos acesso a frutas para nos alimentarmos e bastante água para nossa hidratação”, pontuou.

Ele também elogiou a implantação de um tempo técnico durante as lutas, que permitia aos atletas, além de conversar com seus técnicos sobre a estratégia de combate, se hidratarem. “O tempo técnico não existia em competições anteriores, então acho que foi uma ideia muito bem-vinda para os torneios que disputamos”.

Atleta, professor e técnico da modalidade há 51 anos, Matos ressaltou ainda o apoio que vem recebendo e agradeceu aos colégios Monsenhor Alexandre, sua diretora Vera e a coordenação; e Leonardo Da Vinci e seu diretor Leonardo; pelo suporte das duas instituições de ensino, onde ele leciona judô. Ele também agradeceu o apoio da família, em especial a sua esposa Cristina Antero Silva – que o acompanhou no campeonato –, dos amigos e da Associação Judô Mauá.

Matos agora planeja participar do Campeonato Mundial de Judô Master, que será disputado em Las Vegas, nos Estados Unidos, no final de outubro. Segundo o judoca, essa é a única medalha que lhe falta, uma vez que ele é campeão paulista, brasileiro, sul-americano e pan-americano da modalidade.

“Estou em busca de patrocínios no momento para poder competir em Las Vegas em outubro e buscar, quem sabe, essa medalha para o Brasil. Quem puder ajudar, pode entrar em contato pelo telefone (11) 97401-4999”, concluiu.

Segundo a CBJ (Confederação Brasileira de Judô), o campeonato de Veteranos “tem regulamento adaptado às necessidades da classe, dividindo os atletas em categorias de peso e também grupos etários. Judocas de 29 a 80 anos podem participar desse tipo de evento que, de acordo com a Federação Internacional de Judô, deve ser encarado como um festival esportivo e social que promova o bem-estar e uma grande confraternização entre os praticantes”.