Editorial - Integration

Por Portal Opinião Pública 05/09/2024 - 12:03 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

A quarta-feira (4) começou no Brasil com notícias sobre a prisão e a apreensão de bens de empresários e influenciadores no país dentro da operação Integration, que apura, desde 2023, casos de jogos ilegais e lavagem de dinheiro. Mais de R$ 2 bilhões em ativos financeiros foram bloqueados a mando da Justiça.

Tal situação põe holofotes sobre a indústria dos jogos de azar que tem tomado conta do país nos últimos anos e que precisa ser seriamente investigada, dado o montante de dinheiro que ela movimenta diária, semanal, mensal e anualmente no Brasil com cada vez mais adeptos.

Casos recentes, que mostram a situação perigosa com a qual muitas pessoas estão se envolvendo, dão o tom de quão grave é a situação. Enquanto há cidadãos pobres que, na esperança de ganhar dinheiro de forma relativamente fácil, contraem dívidas ou vendem seus próprios bens para seguirem jogando e apostando, há um pequeno grupo de pessoas que vem enriquecendo cada vez mais, aproveitando-se desta febre que parece incontrolável.

Por isso é necessário investigar muito bem o caminho que esse dinheiro tem percorrido e quem tem lucrado com essa invasão dos joguinhos e casas de apostas no país. E caso sejam apurados crimes, os responsáveis terão de responder judicialmente.

Além disso, é preciso também criar campanhas de conscientização para alertar as pessoas sobre os riscos destas plataformas. Caso contrário, mais e mais brasileiros enfrentarão problemas com os quais será muito difícil de lidar.