Bia Haddad cai nas quartas de final do US Open

Por Portal Opinião Pública 05/09/2024 - 11:15 hs
Foto: Divulgação

Primeira brasileira a alcançar as quartas de final em simples do US Open desde Maria Esther Bueno, em 1968, a tenista Beatriz Haddad Maia foi eliminada do último torneio de Grand Slam do ano, no início da tarde desta quarta-feira (4), por dois sets a zero pela tcheca Karolina Muchova, ex-top 10 do mundo, com parciais de 6/1 e 6/4.

Embalada pelo vice-campeonato em Cleveland e pela boa campanha na primeira semana em Nova Iorque, Bia começou bem o jogo, pressionando o saque de Muchova logo no primeiro game da partida. Entretanto, a paulista não conseguiu aproveitar as duas chances de quebra que teve. Na sequência, foi a tcheca quem cresceu na partida, quebrando o serviço da brasileira e abrindo 2/0 na parcial.

Bastante agressiva, Muchova – que fez semifinal no US Open de 2023 – passou a dominar o primeiro set e ganhou mais três games consecutivos, abrindo 5/0 na parcial. No sexto game, a brasileira conseguiu, enfim, confirmar seu saque, mas não evitou que a adversária levasse o primeiro set no game seguinte, por 6/1.

No segundo set, o equilíbrio voltou a ser a tônica do confronto, com as duas tenistas confirmando seus dois primeiros serviços. Porém, no quinto game Muchova aproveitou-se de um momento de instabilidade de Bia e conseguiu a primeira quebra do set, abrindo 3/2. A brasileira, desta vez, não se abalou e aproveitando erros da rival, devolveu a quebra no game seguinte, novamente empatando a parcial.

Contudo, a atual número 52 do mundo voltou a subir o nível no sétimo game e, novamente, conquistou uma quebra de saque diante da brasileira e abriu 5/3 em seguida. Após atendimento médico, Bia confirmou seu serviço no nono game, mas não conseguiu impedir a vitória de Muchova por 6/4.

Apesar da derrota, o resultado de Bia em Nova Iorque fará com que ela retorne ao top-20 no ranking da WTA (Associação Feminina de Tênis) que será divulgado na próxima segunda-feira (9). Com os pontos conquistados no US Open, a brasileira irá figurar na 17ª posição, subindo quatro posições.