Editorial – A destruição do meio ambiente

Por Portal Opinião Pública 29/08/2024 - 16:29 hs
Foto: Nilmar Lage/Greenpeace/30/08/2022

As queimadas ocorridas no interior de São Paulo e no Pará têm causado prejuízos enormes, tanto em termos financeiros, mas principalmente ambientais. Desta forma, é crucial que as autoridades conduzam investigações rigorosas para apurar as causas destes incêndios e punir de forma rígida os culpados.

O que mais preocupa em toda essa situação, no entanto, é a forma como as ações humanas vêm ajudando a destruir o meio ambiente. Não é de hoje que são feitos alertas sobre as mudanças climáticas e o aquecimento do planeta, que em muitos casos podem gerar focos de queimadas, bem como sobre a falta de fiscalização em muitos lugares, o que facilita para quem quer iniciar focos criminosos de incêndio.

E todas essas e outras pequenas ações contribuem para que áreas verdes sejam devastadas, para o aumento da poluição, para o extermínio de espécimes da fauna e da flora, enfim, para um estrago enorme na natureza. E caso tais ações não sejam combatidas a tempo, o futuro não parece ser dos mais promissores, vistos os efeitos que já estamos sentindo.

O cuidado com o meio ambiente precisa se tornar pauta séria e sua preservação tem de ser uma prioridade em todo o mundo. Caso contrário, em muito pouco tempo será a nossa existência que estará ameaçada, começando por aqueles que têm menos condições de enfrentar um cenário de destruição.

O ser humano está, aos poucos, acabando com seu próprio futuro.