Editorial - Silvio Santos, 93

Por Portal Opinião Pública 22/08/2024 - 13:14 hs
Foto: Reprodução

Um dos maiores nomes da televisão brasileira, se não o maior, o apresentador e empresário Silvio Santos morreu no último sábado (17), aos 93 anos. E a partida do comunicador, que fez a alegria de muitos aos domingos, talvez encerre uma era das mais importantes da comunicação no país.

Extremamente carismático e perspicaz, Silvio Santos cresceu em popularidade ao mesmo tempo em que a TV brasileira se popularizava. Apostando dentro de sua emissora, o SBT, em atrações que agradavam ao público, conseguindo muitas vezes contrapor o estilo mais sério da Rede Globo, maior emissora nacional, ele tornou-se um dos grandes ícones das telinhas e que serve de modelo para novos artistas e o público.

Os trejeitos na fala e nas ações, que muitas pessoas procuram imitar – seja na busca de um estilo, seja por humor – são marcas registradas que caíram no imaginário popular. Os bordões como “vem pra cá, vem pra cá”, ou “quem quer dinheiro”, divertiam os telespectadores, bem como programas como o “Topa Tudo Por Dinheiro”, “Show de Calouros” e o “Show do Milhão”. Por anos ele escreveu páginas importantes do entretenimento nacional.

A morte de Silvio Santos é, de certa forma, o fim de uma era da TV brasileira que já contou com nomes como Chacrinha, Hebe Camargo, Jô Soares, Gugu Liberato, todos esses já falecidos, e Fausto Silva, hoje fora da TV. E é também a partida do principal destes nomes e de alguém que ajudou a popularizar a TV como veículo de massas.