Editorial – Possível legado

Por Portal Opinião Pública 08/08/2024 - 12:46 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Os Jogos Olímpicos de Paris terminam neste fim de semana e, independentemente da posição que o Brasil ocupar no quadro final de medalhas, é notório que o esporte nacional ainda precisa evoluir em diferentes aspectos.

Muitas pessoas podem não perceber, mas o esporte é sim algo importante na sociedade e seu desenvolvimento precisa ser tratado como política de estado, com mais investimentos públicos em diferentes segmentos. A prática esportiva necessita, por exemplo, estar ainda mais ligada à educação, para que as crianças possam ser incentivadas desde cedo a treinar em alguma modalidade que a agrade. E essa proximidade serviria não apenas para se identificar possíveis talentos, mas também para estimular algo que traz benefícios a sua saúde e bem-estar.

A formação também precisa de maior apoio, pois isso criaria mais oportunidades, seja para atletas, treinadores, profissionais ligados à área da medicina e saúde esportiva, arbitragem, entre outros setores. Uma maior capacitação nestes segmentos culminaria com a excelência necessária para se chegar ao alto rendimento.

A infraestrutura para o desenvolvimento dos atletas também precisa ser ampliada, com a criação de Centros de formação e de excelência, com a prospecção de talentos e com a construção de praças esportivas por todo o país, já que de nada serve o incentivo se não há espaço para a prática.

Já há um pequeno embrião aí, com alguns programas que auxiliam os atletas brasileiros. Mas ainda é necessário evoluir e contar com mais apoios, inclusive da iniciativa privada, por que não? Apoiar esportistas já formados é muito importante, mas dar suporte na formação seria ainda melhor.

O esporte não pode ser visto como gasto e sim como investimento, pois ele tem o poder de mudar vidas. Por isso, tomara que os Jogos Olímpicos tragam esse debate à tona e ajude a mudar o cenário esportivo brasileiro para o bem.