4 de agosto: Dia nacional de campanha educativa de combate ao câncer

Por Portal Opinião Pública 01/08/2024 - 11:43 hs
Foto: Divulgação

Olivier Negri Filho

Esta data nos faz refletir sobre a gravidade desta doença cujo tratamento é longo, doloroso e caríssimo, especialmente para os tipos mais agressivos.

Graças aos avanços da ciência, hoje sabemos que muito pode ser feito preventivamente para evitar desenvolver a doença, quer evitando consumir alimentos ultraprocessados ou evitando hábitos danosos como o uso de cigarro e combatendo a poluição gerada por muitas empresas e o trânsito dos centros urbanos. Além disso, a prática de esportes e da vida saudável são elementos fundamentais, isso nos leva a entender a importância da educação, formal ou não, para difundir tais conhecimentos amplamente comprovados, pois campanhas educativas promovem a conscientização sobre esses fatores de risco, incentivando a população a adotar um estilo de vida mais saudável.

Muitas campanhas nos passam informações sobre a importância da vacinação contra o HPV e a hepatite B, já que essas vacinas ajudam a prevenir tipos específicos de câncer. Outras incentivam ao diagnóstico precoce através da realização de exames regulares como: mamografia, colonoscopia, próstata e papanicolau. Todas muito importantes na detecção da doença em estágios iniciais, aumentando muito as chances de cura.

 É inevitável ressaltar o trabalho de excelência desenvolvido aqui em Mauá pela REFEMA (Rede Voluntária Feminina de Combate ao Câncer de Mauá) no enfrentamento da doença através do apoio, inclusive psicológico, para mulheres que são acometidas por esse mal do século e por isso só temos que apoiar a iniciativa e agradecer este trabalho que é essencial e intenso.

Um abraço.

Siga-me no Instagram: @olivier_negri