Consolidado como principal veículo de mídia em Mauá, Jornal Opinião Pública celebra aniversário de 25 anos

Por Portal Opinião Pública 01/08/2024 - 10:26 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Consolidado como principal veículo de mídia em Mauá, Jornal Opinião Pública celebra aniversário de 25 anos
Primeira edição do Jornal Opinião Pública, de agosto de 1999

O mês de agosto de 2024, que se inicia nesta quinta-feira, é histórico para o Jornal Opinião Pública, que comemora 25 anos de sua fundação. E ao longo destas duas décadas e meia de trabalho independente, o periódico conseguiu se estabelecer como o veículo de notícias de maior credibilidade em Mauá, sempre pautado no exercício sério do jornalismo.

A história do Jornal Opinião Pública iniciou-se em 1999. Fundado em Ribeirão Pires pelo professor e político Clovis Volpi, o veículo surgiu com o intuito de ampliar a cobertura jornalística independente no Grande ABC. Desde o início, um dos grandes diferenciais do periódico era sua distribuição gratuita pelas cidades, fato que ajudava a democratizar o acesso à informação aos cidadãos.

Consolidando-se na região, o Jornal Opinião Pública passou por mudanças em 2002, sendo adquirido pelo empresário Wladimir Ferreira de Camargo, que desde então é o proprietário e diretor-executivo do periódico. Nos anos seguintes, o jornal passou a focar sua cobertura em Mauá, tornando-se o veículo de comunicação mais respeitado do município.

Atualmente, o Jornal Opinião Pública segue sendo impresso e distribuído gratuitamente por todos os bairros de Mauá. Ao todo, 10 mil exemplares são entregues no município semanalmente (sempre às quintas-feiras), trazendo as principais notícias da cidade em editorias como Cidades, Politica, Esportes, Saúde, entre outras.

Para Camargo, atingir uma marca expressiva como essa é motivo de orgulho para todos que fazem e fizeram parte da história do Jornal Opinião Pública, ainda mais com as altas exigências, tanto do ofício quanto do mercado.

“Nos sentimos muito orgulhosos de atingir essa marca, de 25 anos ininterruptos de trabalho com o Jornal Opinião Pública. Acreditem, não é pouco! Muitas das histórias que contamos aqui, certamente ficarão marcadas na história da cidade e nos orgulhamos de fazer parte disso. Fizemos escola aqui e nossa credibilidade e imparcialidade são marcas que nos conduziram até aqui”, afirmou o diretor, ressaltando o entendimento dos cidadãos mauaenses e os prêmios e homenagens recebidos ao longo dos anos, como forma de reconhecimento ao trabalho que é realizado.

Além disso, o jornal ampliou sua participação nos meios digitais nos últimos anos. Parte do Grupo O. P. Comunicações, que ainda detém a Revista Sucesso, o periódico tem como uma importante alternativa online o Portal Opinião Pública, que traz diariamente informações sobre Mauá, a região, o Brasil e o mundo. Segundo Camargo, essa expansão deve-se às necessidades impostas pelo avanço tecnológico, que tem mudado o perfil dos cidadãos quando o assunto é o consumo de informações. Além do portal, o grupo ainda possui perfis em redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp, o que aumenta o seu alcance.

O proprietário e diretor-executivo do Jornal Opinião Pública também falou sobre os novos desafios na produção jornalística e garantiu que o periódico continuará prezando pela seriedade.

“O futuro já chegou e agora temos novas ferramentas em nossas mãos, como as redes sociais, que nos auxiliam a ampliar o trabalho que fazemos. E o que posso garantir é que seguiremos prezando pelo bom jornalismo, de forma independente, como sempre fizemos, pois foi isso que nos permitiu chegar aonde chegamos. Seremos sempre uma fonte segura de informação”, encerra.