Em jogo cheio de polêmicas, Argentina é derrotada pelo Marrocos na estreia dos Jogos Olímpicos

Por Portal Opinião Pública 25/07/2024 - 10:14 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

A seleção argentina de futebol estreou com derrota nos Jogos Olímpicos de Paris. Jogando no estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne, a cerca de 500 km da capital francesa, a “albiceleste” foi derrotada por 2x1 pelo Marrocos em um jogo recheado de polêmicas e que precisou ser retomado quase duas horas após o seu término.

A primeira partida das duas seleções no torneio olímpico começou bastante disputada e sem muito brilho de ambas as partes. A primeira boa chance de gol veio somente aos 22 minutos, com o marroquino Akhomach, que depois de se livrar da marcação, chutou de esquerda para fora. O jogo seguiu travado e com poucas finalizações e parecia se encaminhar para um 0x0 até que, aos 46 minutos, a seleção africana conseguiu abrir o placar.

Em grande jogada pela direita, Akhomach recebeu passe de Hakimi e, de calcanhar, deu grande passe para El Khannouss, que chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para Rahimi dividir com o goleiro Rulli e marcar.

Na segunda etapa, os marroquinos voltaram ainda mais confiantes e logo aos três minutos conseguiram um pênalti. Grande nome do jogo, Akhomach passou por Otamendi e acabou sendo derrubado por Soler. Na cobrança, Rahimi bateu firme e rasteiro no canto direito do goleiro Rulli, que não conseguiu chegar na bola.

Em desvantagem, os argentinos partiram para o ataque e conseguiram descontar aos 22 minutos. Após cruzamento pela direita, Soler dominou livre do lado esquerdo e chutou cruzado para Simeone, na segunda trave, desviar para o gol.

A partir daí, os argentinos passaram a pressionar incessantemente em busca do empate, mas pararam na grande atuação do goleiro Munir, que fez pelo menos três boas defesas para impedir o segundo gol dos sul-americanos.

Entretanto, a partida ainda iria longe. Ao fim do tempo regulamentar, o juiz sueco Glenn Nyberg sinalizou impressionantes 15 minutos de acréscimos. Com isso, os argentinos partiram para o ataque e chegaram ao gol de empate no último lance em uma jogada inacreditável. Após cinco finalizações em sequência, com duas bolas no travessão e defesas de Munir, a bola sobrou para Medina empurrar de cabeça para o gol vazio.

O gol, no entanto, causou revolta na torcida marroquina, que invadiu o campo e interrompeu a disputa. Bombas e objetos foram jogados em direção aos atletas argentinos, que precisaram deixar o campo às pressas. Por segurança, a organização da partida resolveu evacuar o estádio e o lance do gol acabou não sendo analisado.

Após 1h30 de paralisação, a equipe de arbitragem retornou para analisar a jogada do gol argentino, que acabou anulado por impedimento de Amione durante o lance. As duas equipes voltaram ao gramado e jogaram por mais quatro minutos, confirmando o triunfo marroquino por 2x1.