Editorial – Política em constante mudança

Por Portal Opinião Pública 11/07/2024 - 12:14 hs
Foto: TSE / Reprodução

Em cerca de um mês, será iniciado oficialmente o período de propagandas eleitorais em todas as cidades do Brasil para as eleições municipais. Desta forma, passaremos a ter algumas decisões partidárias que podem impactar a corrida eleitoral nas próximas semanas.

É a partir deste momento que os movimentos no tabuleiro político começam a ficar mais claros para todos. Quem manterá sua candidatura, após o período de pré-campanha e quem não; quais alianças serão formadas e quais serão extintas; qual caminho os partidos tomarão; enfim, parte das decisões mais importantes para o pleito estão sendo tomadas neste momento ou em vias de serem anunciadas.

Então, não se surpreenda se, nos próximos dias, mudanças ou acordos forem oficializados, dos mais previsíveis àqueles inesperados, pois o dinamismo e o pragmatismo político trazem situações das mais diversas, desde adversários que se unem à aliados que decidem romper relações. Nos bastidores, muitas conversas acontecem, muitas possibilidades são analisadas e, assim, são traçados os caminhos da disputa. A política é algo que está em constante mutação e sempre será assim.

Por mais que os eleitores só compareçam às urnas daqui a três meses, é agora que o pleito começa, de fato, a ser definido. E com isso, resta à população ficar de olho em todas essas movimentações para definir em quem depositar seu voto de confiança no dia 6 de outubro.