mau humor

Por Portal Opinião Pública 29/05/2024 - 14:35 hs
Foto: Divulgação

Enrico Pierro

enricopierro.com.br

ninguém é responsável pelo teu mau humor. aprendi essa frase há muitos anos, mas por algum motivo, ela sempre volta à minha mente e hoje decido compartilhar com vocês. claro, não vou só jogar essa ideia e sair andando. não seria justo.

vamos pensar juntos:

veja, ninguém é responsável pelos teus problemas, mesmo quando o problema tem nome e sobrenome. e não importa muito o que acontece, importa mesmo é como você lida com as coisas, e acho que essa frase diz muito sobre isso. porque quantas vezes não acabamos dando uma proporção muito maior para o que acontece, do que o fato de verdade merece? é, todo mundo já fez isso, relaxa. mas podemos mudar.

se você pegou chuva, trânsito, se bateu o dedo na quina da mesa... não importa. a dor é sua. não do outro. assim como os problemas, as frustrações, o sofrimento ou o grande e nosso velho amigo: mau humor. eu sei, às vezes a gente tem vontade de sair descarregando tudo, explodindo no meio da rua, xingando. mas isso vai nos levar a algum lugar? além de magoar as pessoas que estão à nossa volta? porque, pensa comigo: a gente sempre desconta (ou descarrega) em quem está mais próximo. e quem são as pessoas mais próximas? exato. e elas tem culpa daquilo que acontece com você? não.

Então, se você não está em um bom dia, ou acha que tudo está conspirando contra você, se afaste, fique quieto, se isole em algum quarto ou algum canto. faça o que for preciso para que você não acabe magoando as pessoas que, no final das contas, são as que estão ali do teu lado. então na próxima vez que você estiver irritado, com tudo e todos, de mau humor, com a tromba armada e a cara fechada, lembre-se: ninguém (ninguém mesmo, a não ser você) é responsável pelo teu, pelo meu ou pelo nosso mau humor. agora sorria e deixe o mau humor tirar férias.

ah, e bom e bem-humorado feriado!