Mata Atlântica - Geólogo e Geógrafo

Por Portal Opinião Pública 29/05/2024 - 10:36 hs
Foto: Divulgação

Olivier Negri Filho

Nessa semana comemoramos o dia nacional da Mata Atlântica (27), do Geógrafo (29) e do Geólogo (30). Juntos, esses profissionais são essenciais para criar soluções integradas que protejam a biodiversidade da Mata Atlântica e promovam o desenvolvimento sustentável das comunidades que dela dependem.

A Mata Atlântica é a segunda maior floresta em extensão do Brasil – abaixo somente da Floresta Amazônica – localizada na costa leste do Atlântico, de norte a sul abrangendo 17 estados brasileiros e incluindo também parte do Paraguai e Argentina. Originalmente ela cobria cerca de 1,3 milhão de km², mas com a ocupação de 70% da população brasileira, sua preservação ficou comprometida, restando somente 12,5% do bioma original.

Por isso, atualmente, é um dos biomas mais ameaçados do mundo e sua preservação é importante não somente para os animais e vegetação, dentre elas podemos destacar: controle do equilíbrio climático; regulação do fluxo dos mananciais hídricos; assegura a fertilidade do solo; fonte de alimentos e plantas medicinais; proteção de escarpas e encostas das serras; lazer, ecoturismo, geração de renda e qualidade de vida.

Inúmeros são os estudos apresentados pelos geógrafos (especializados no estudo da Terra e suas características, habitantes e fenômenos) e geólogos (estuda a composição, estrutura, processos e história da Terra), entre outros profissionais que, insistentemente, apresentam propostas enfatizando a necessidade de sua preservação e alertando para as consequências da negligência, haja visto os recentes desastres climáticos no sul da Bahia, litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A negligência com as questões ambientais está gerando um prejuízo de bilhões de reais em materiais, destruição do patrimônio histórico e, sobretudo, perdas de vidas humanas e de animais. Manter a Mata Atlântica saudável é garantir uma vida melhor hoje e para as próximas gerações.

Acreditar na ciência e agir com civilidade irá construir um país próspero e o mundo agradece.

Um abraço.