Dia do Trabalho

Por Portal Opinião Pública 02/05/2024 - 10:54 hs
Foto: Divulgação

Olivier Negri Filho

Durante a “Revolução Industrial”, as empresas submetiam os trabalhadores à condições sub-humanas. Como, por exemplo: jornada de trabalho de 12h, condições insalubres, salários baixos e sem nenhum direito.

Em 1° de maio de 1886, trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, organizaram manifestações que foram violentamente reprimidas, com prisões  e mortes. Em 1919, a França oficializou esta data como o marco da luta dos trabalhadores. No Brasil, no final do século XIX, durante o governo de Artur Bernardes, esta data também foi adotada.

Durante a ditadura Vargas, foram concedidos muitos direitos aos trabalhadores, porém houve um controle restrito aos sindicatos, tentando afastá-los da influência socialista. Então, o dia que seria de luta pelos direitos, transformou-se em apenas um dia de festa e comemoração, tentando esvaziar seus reais objetivos.

Hoje, mais do que nunca, devemos entender que cabe aos trabalhadores e suas lideranças conduzir a luta pelos nossos direitos e que o poder público tem que implementar as justas reinvindicações dos trabalhadores, sejam eles de qualquer segmento. Só assim é possível o desenvolvimento do Brasil.

Um forte abraço a todos!