Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista já é realidade em Mauá

Por Portal Opinião Pública 11/04/2024 - 10:57 hs
Foto: Divulgação

Vereadora Cida Maia

Essa conquista começou muito antes do que imaginamos, criada pelo decreto nº 8.918 de 2021, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) agora é uma realidade na cidade de Mauá.

Durante reunião realizada no início de 2021, Cida Maia estabeleceu contato com Xênia Pedrosa de Sousa Díspore, secretária de Assistência Social, que demonstrou prontidão em ouvir e atender às demandas surgidas a partir de diversos diálogos com mães de filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ressaltamos a importância da implementação da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA) em Mauá, um projeto já adotado em outras cidades. Essa ideia foi articulada com o prefeito Marcelo Oliveira, resultando no Decreto firmando a criação da carteira.

O objetivo da criação da CIPTEA é garantir, às pessoas que estão dentro do espectro do autismo, atenção integral, pronto-atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, de educação e de assistência social. Neste sentido, é fundamental que pais de autistas saibam como proceder para requisitar esse direito.

Basta procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo à residência e levar os seguintes documentos: RG e CPF, duas fotos 3x4, comprovante de residência, exame com o tipo sanguíneo e laudo ou relatório médico que ateste a condição. Caso o requisitante da carteirinha seja menor de idade, também é necessário levar os documentos de identidade do responsável legal.

Para a senhora Rogéria Assis, mãe do Joshua Assis dos Santos Ferreira (foto), ter a carteirinha é um avanço nas políticas públicas voltadas à população autista, pois garante rápida identificação, o que pode ajudar na prestação dos serviços e garantia de direitos.