Editorial – Ziraldo, 91

Por Portal Opinião Pública 11/04/2024 - 10:16 hs
Foto: Reprodução / Instagram @ziraldooficial

O último fim de semana não trouxe boas notícias para os brasileiros. Morreu, aos 91 anos, o cartunista Ziraldo, um dos maiores e mais talentosos artistas do país. Criador de personagens icônicos, como o Menino Maluquinho, a Turma do Pererê, o Joelho Juvenal, entre tantos outros que marcaram as vidas de crianças, jovens e adultos.

A genialidade de Ziraldo, contudo, não se resumia a criação de personagens que falavam diretamente com o público infantil, ou que usavam e abusavam de humor e irreverência. Ziraldo também foi muito combativo contra a Ditadura Militar, sendo um dos fundadores do semanário “O Pasquim”, jornal que expunha uma oposição feroz ao regime.

Por conta deste trabalho, Ziraldo chegou a ser preso, além de ser perseguido durante os anos de repressão. Mas a sua contribuição para o fim da censura, ao lado de outros grandes nomes do cartunismo e do jornalismo, é inestimável para o Brasil, bem como também acontece com diversas de suas obras.

Mesmo partindo, Ziraldo deixa um enorme legado e, sem sombra de dúvidas, sua arte atemporal ainda irá marcar a vida de muitos brasileiros, inclusive daqueles que ainda nem nasceram.