Após recuperar credibilidade, Mauá investe em obras estruturantes para a cidade

Por Portal Opinião Pública 11/04/2024 - 09:36 hs
Foto: Evandro Oliveira-PMM / Divulgação
Após recuperar credibilidade, Mauá investe em obras estruturantes para a cidade
Programa "Asfalto Novo" é uma das obras realizadas na cidade, com o objetivo de recuperar ruas

Depois de colocar as contas da cidade em dia, a gestão do prefeito mauaense Marcelo Oliveira (PT) tem, enfim, ampliado o número de obras estruturantes pelo município. Entretanto, avalizar esses serviços ao longo dos últimos anos não foi tarefa fácil. Depois de assumir um Paço municipal cheio de problemas e dívidas - contraídas ao longo do mandato de seu antecessor, Atila Jacomussi (União Brasil) - e em meio ao auge da pandemia de Covid-19, coube à administração de Oliveira correr contra o tempo para “colocar a casa em ordem” e, assim, conseguir novos investimentos para Mauá. E quem também tem sido uma figura central nesta revolução da imagem do município perante os setores público e privado é o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson de Paula, que nesta semana falou com o Jornal Opinião Pública sobre a evolução da cidade ao longo deste período.

Membro do governo de Oliveira desde o início, de Paula já possuía experiência de ter passado por outros governos petistas em Mauá, tanto durante o terceiro mandato de Oswaldo Dias (2009-2012), quanto sob comando de Donisete Braga (2013-2016). E com conhecimento de causa, o secretário explicou que poucas vezes viu o município tão mal financeiramente e com tanta falta de credibilidade na praça.

“Nos deparamos com uma gestão totalmente irresponsável, em 2021, vindo de uma instabilidade política e de uma instabilidade financeira, com vários problemas administrativos. É só lembrarmos o que aconteceu nos últimos anos, com o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado) rejeitando as contas dos quatro anos de mandato do Atila e a Câmara referendando a decisão em três deles, sendo que o último ainda será analisado neste ano. O prefeito Marcelo Oliveira precisou baixar dois decretos para auditar os processos e para levantamento de restos a pagar, pois era necessário renegociar dívidas e conter despesas”, recordou de Paula, complementando que a instabilidade política e financeira de Mauá já vem de longa data.

“É resultado das eleições de 2004, que para nossa cidade foi um desastre, com a ausência do segundo turno. Mauá foi a única cidade do Brasil que não teve segundo turno, com a judicialização, a posse do presidente da Câmara, e depois de onze meses a posse do segundo colocado. Essa alternância e instabilidade jurídica prejudicou muito o processo de desenvolvimento e implantação das políticas públicas na cidade, que ficou quatro anos sem investimentos”, acrescentou.

As explicações do secretário corroboram o que o prefeito já havia exposto, em entrevistas anteriores ao Jornal Opinião Pública. Em três conversas com Marcelo Oliveira, no fim de 2021, de 2022 e de 2023, o chefe do Executivo destacou o quão importante foi colocar as contas em ordem para que Mauá pudesse ter a chance de buscar novos investimentos.

“Quando assumimos o mandato em 2021, tínhamos instabilidades política e financeira e um problema administrativo muito grande. De início, baixamos um decreto para renegociar as dívidas e ter uma contenção de despesas. Isso deu muito certo na questão financeira, porque fechamos o primeiro ano no azul e neste momento nossas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e um dos destaques foi o superávit que tivemos em 2021.

Em 2022 também conseguimos fechar no azul, com todos os contratos em dia, e em 2023 já estamos em dezembro e com todos os contratos em dia (...).

Conseguimos com a nossa equipe nos organizarmos e melhorarmos a nota do CAPAG (Capacidade de Pagamento) e o Rating para a nota triplo B, e com isso temos avançado bastante nas obras estruturantes da cidade através de recursos próprios, de parcerias com o governo federal e com instituições financeiras”, disse Oliveira, ao fim de 2023.

Com as contas em dia e a restauração da credibilidade do município, no entanto, a atual administração passou a ter maior facilidade na busca por recursos para tocar programas e projetos. E os resultados começaram a surgir. O programa “Asfalto Novo”, que vem recuperando vias por toda a cidade, é um exemplo desta nova fase e utiliza verbas conquistadas por meio de um empréstimo junto ao Governo Estadual. A municipalidade também aguarda repasses para o custeamento do Hospital Nardini, prometidos em 2023, mas que ainda não chegaram aos cofres públicos. Já o projeto “Nova Estação”, que reformulará completamente o Terminal Rodoviário Central, é fruto de uma PPP (Parceria Público Privada). Diversas outras obras também entram na conta, pois estão sendo executadas por meio de verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. A expectativa da gestão municipal é de que cerca de R$ 1,8 bilhão seja repassado pela União. E ainda há a perspectiva de novos investimentos privados nos próximos 10 anos na ordem de R$ 4 bilhões, segundo estimativas do governo mauaense.

Além da chegada dos novos recursos, Mauá também viu o crescimento de seu PIB (Produto Interno Bruto) nos últimos anos, registrando o terceiro melhor desempenho de todo o Grande ABC ao final de 2023, o que melhora o poder de investimento do próprio município. E todas essas novidades têm animado a gestão municipal a buscar novas parcerias, como frisa de Paula.

“Com as contas organizadas e as políticas públicas em todas as áreas sendo implantadas na gestão do prefeito Marcelo Oliveira, está sendo possível observar todos os investimentos que estamos fazendo em educação, saúde, mobilidade, social. Essa gestão tem compromisso com a nossa cidade e cuida das pessoas”.

Entretanto, a atual administração de Marcelo Oliveira não tem pensado somente no agora. No ano passado, foi lançado o “Fórum Mauá 2023-2033”, iniciativa que tem por meta discutir o desenvolvimento sustentável do município nos próximos 10 anos. A ação recebeu nomes importantes do governo Federal, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e os ministros Márcio França e Luiz Marinho, que se mostraram bastante entusiasmados com os debates gerados. Para de Paula, uma gestão responsável precisa cuidar não apenas do presente da cidade, mas também pensar em seu futuro.

“O prefeito Marcelo Oliveira, mais uma vez, demonstra seu compromisso com a nossa cidade. Ele nos deu a tarefa de realizar o Fórum Mauá 2023-2033 – A Década da Transformação, que teve como objetivo debater com os ministros de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do Trabalho, Luiz Marinho; do Empreendedorismo, Micro e Pequena Empresa, Márcio França; e também com a coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, bem como todos os segmentos produtivos, entidades sociais, instituições de ensino, temas fundamentais para os próximos dez anos e qual cidade queremos. Isso é uma decisão de um gestor, pois ultrapassa um mandato. Isso significa pensar a cidade com compromisso e seriedade”, encerrou.