É melhor prevenir do que remediar!

Por Portal Opinião Pública 28/03/2024 - 11:24 hs
Foto: Divulgação

Cida Maia - Vereadora

Ações preventivas de saúde são essenciais para combatermos a lógica das grandes empresas farmacêuticas que lucram com a venda de remédios e, consequentemente, com as doenças da população.

É urgente e necessário estimular a população a pensar em um modelo de vida que consiga associar alimentação saudável, prática de exercícios físicos, prevenção e bem-estar físico, mental e social, pois desta forma conseguiremos diminuir a incidência de doenças e consumo de remédios.

Programas como o “Bem Viver”, realizado pela prefeitura de Mauá, que estimula a prática de exercícios físicos, como a caminhada, um belo exemplo de uma simples ação que gera impactos positivos na vida dos participantes e na demanda de atendimento da saúde municipal, visto que, quanto mais pessoas com práticas saudáveis, menor será a demanda de saúde curativa, urgente e medicamentosa.

Outra referência na saúde preventiva é o Programa “Mãe Mauaense”, que estimula as gestantes a realizarem todo o pré-natal na rede municipal de saúde. Desta forma, garante um melhor acompanhamento da mãe e do bebê, que ao realizar o parto no hospital da cidade, ganha um lindo kit com itens básicos para as primeiras horas pós-parto.

Em todo Brasil, não faltam bons exemplos de saúde preventiva, que vão desde saúde bucal até saúde mental, que devem ser aperfeiçoados e implementados nas redes de saúde que visam melhor atendimento aos seus munícipes. Contudo, a população também precisa participar e acreditar que vale muito mais prevenir do que remediar.