arrependimento.

Por Portal Opinião Pública 28/03/2024 - 10:36 hs
Foto: Divulgação

Carlo Enrico Pierro

carloenrico.com.br

você já parou pra pensar no arrependimento? e no quanto vale, de verdade, ficar arrependido e se lamentando? não estou falando do arrependimento de quem sabe que errou, mas sobre esse sentimento arrastado de sofrimento e de culpa.

pensa comigo: eu olho pro passado e vejo muitas coisas que eu gostaria de ter feito diferente. mas o passado não é algo que volta. ele é imutável e fica como história e aprendizado. quando eu vejo as minhas atitudes passadas, as que eu não repetiria, eu carrego como um exemplo do que eu não gostaria de fazer no futuro. ao invés de ficar me culpando e carregando culpas e mágoas.

quando você toma uma atitude, ou decisão, ou o que quer que seja, você age de acordo com alguns aspectos como: a maturidade e a experiência que você tinha naquele momento. claro, é fácil eu olhar para o enrico de 14 anos e pensar que eu não teria as mesmas atitudes hoje em dia, aos 37. são pessoas totalmente diferentes o meu eu de ontem e o de hoje. não posso julgar minhas ações de anos passados pela cabeça de hoje.

é preciso aceitar que estamos em constante evolução e crescimento ao longo do tempo (até porque se hoje eu consigo olhar pra trás e reprovar algumas atitudes minhas, significa que algo mudou, não é mesmo?). então tente fazer isso. aprenda com os teus erros para que você não os repita mais e aceite que você tem o direito de errar. mas tem a obrigação de se desculpar e tentar ser melhor. no lugar do arrependimento vazio, da culpa e da mágoa consigo mesmo, pratique o aprendizado evolutivo. que sejamos hoje melhores do que fomos ontem. e quem sabe assim seremos ainda melhores no dia de amanhã.

boa semana.