Editorial - Descaso

Por Portal Opinião Pública 28/03/2024 - 10:17 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução benzoix

Em novembro do ano passado, após uma forte chuva no dia 3, parte de São Paulo e de cidades vizinhas começaram a viver dias de caos devido à falta de energia elétrica, provocada pelo fenômeno natural. Diversos bairros passaram dias sem luz e até mesmo sem água, já que muitas bombas utilizadas para abastecer casas e prédios não funcionam sem eletricidade.

A situação, além dos prejuízos, gerou não apenas críticas à ENEL, empresa responsável pelo fornecimento de energia no estado, mas também até a investigações sobre o ocorrido, uma vez que não é razoável tanta demora para o reestabelecimento de um serviço tão essencial.

Pois bem. Na última semana, a situação voltou a se repetir, agora para moradores e comerciantes baseados na região central da capital que, há mais de sete dias, estão sem energia elétrica. A culpa da vez, segundo disse ao portal G1 uma representante da companhia, é o calor excessivo das últimas semanas.

Porém, é inadmissível, seja pelo motivo que for, uma empresa deste porte não conseguir criar ações preventivas para evitar que situações cheguem a esse extremo. Quedas de energia são comuns, podem acontecer por diversos fatores. Mas a interrupção do abastecimento durar sete, 10, 15 dias, sem que haja qualquer previsão de retorno, é um descaso com o consumidor.

A ENEL precisa ser cobrada duramente sobre esses problemas. E também precisa passar a oferecer qualidade em seu serviço ao invés de desculpas pelos “imprevistos”.