Os desafios da mulher na política

Por Portal Opinião Pública 21/03/2024 - 13:00 hs
Foto: Divulgação

Coletivo Mãos Dadas

Única representante feminina na Câmara Municipal de Mauá, a vereadora Cida Maia foi convidada pelo Coletivo Mãos Dadas para compor a mesa na palestra "Os Desafios da Mulher na Política". Além da vereadora mauaense, a palestra, que aconteceu no último sábado, dia 16/3/2024, contou com a presença da doutora Celeste Leite, promotora do Ministério Público e presidente do Instituto Pró-Vítima, Celma Dias, vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Mauá e da vereadora Glaucia Bertoncini, da cidade de Bofete.

Juntas, as palestrantes fizeram importantes contribuições e reflexões sobre os desafios cotidianos das mulheres que atuam politicamente, destacando a dupla ou até tripla jornada de trabalho, que inclui jornada de trabalho externo, trabalho doméstico, de cuidado com filhos, parentes com saúde debilitada, o baixo incentivo dos partidos para formação de mulheres, as legislações de cotas e suas aplicabilidades e a ausência ou baixa representatividade de mulheres em posições de destaque nas direções partidárias.

Presença e fala aplaudida na palestra, doutora Celeste também fez uma explicação sobre o estatuto da vítima e a importância das ações do instituto que ela preside, que tem ampliado sua atuação e levado o debate internacionalmente, despertando a atenção de autoridades no Brasil para a pertinente pauta.

Em sua fala, a vereadora Cida Maia destacou a importância de representação feminina nos espaços de poder, "visto ser inconcebível a criação e aplicação de medidas que afetam cotidianamente as mulheres sem a presença delas nestas decisões", pontuou.

A atividade contou com a participação de dezenas de pessoas, que também fizeram inserções e esclareceram dúvidas sobre as temáticas apresentadas.

Coletivo Mãos Dadas!