Ronaldo Pedrosa pede responsabilidade coletiva no combate à dengue em Mauá

Por Portal Opinião Pública 21/03/2024 - 12:40 hs
Foto: Divulgação

No município de Mauá, a luta contra a dengue demanda não apenas ação governamental, mas também o engajamento ativo dos cidadãos. A prevenção e controle da doença requerem uma parceria efetiva entre a administração pública e a comunidade local.

O empresário e vice-presidente do polo industrial ACIBAM, Ronaldo Pedrosa, compreende que a administração municipal possui deveres cruciais nesse cenário. "Primeiramente, é responsabilidade das autoridades locais implementar políticas de saúde eficazes, incluindo programas de vigilância, campanhas de conscientização e ações de controle vetorial. Isso envolve a identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de garantir acesso à tratamento médico adequado para aqueles que contraíram a doença", afirmou.

"Por outro lado, os cidadãos têm um papel igualmente importante a desempenhar. É essencial que cada indivíduo assuma a responsabilidade de eliminar possíveis criadouros em suas residências, como recipientes de água parada e pneus velhos. Além disso, a população deve estar atenta aos sintomas da dengue e buscar assistência médica imediatamente em caso de suspeita, contribuindo assim para a detecção precoce e o controle da doença", completou Pedrosa.

Pedrosa realiza campanhas educativas através de suas redes sociais e pessoalmente nas empresas do condomínio ACIBAM, fornecendo informações sobre os riscos da dengue, medidas preventivas e sinais de alerta. "Essas campanhas devem ser acessíveis a todos os segmentos da sociedade, incluindo áreas de baixa renda e comunidades marginalizadas", acrescentou o empresário.

Em última análise, Pedrosa afirma que o combate eficaz à dengue em Mauá requer uma abordagem coletiva, na qual tanto a administração pública quanto os cidadãos desempenhem seus papéis com responsabilidade e comprometimento. Somente por meio dessa colaboração ativa será possível reduzir o impacto da doença e proteger a saúde da população local.