Floresta, água e crianças

Por Portal Opinião Pública 21/03/2024 - 11:02 hs
Foto: Divulgação

Olivier Negri Filho

Pessoal, esta semana comemora-se, entre outros assuntos, o Dia Internacional das Florestas e da Infância, no dia 21, e o Dia Internacional da Água, no dia 22. Como geógrafo e professor, quero compartilhar algumas informações fundamentais para a humanidade, principalmente em função do aquecimento global.

O Brasil é o segundo país do mundo em superfície coberta por floresta, com destaque para a Floresta Amazônica. Em todo o mundo, apenas 1% das águas são potáveis, e o Brasil, que possui a maior reserva mundial, detém 12% desse percentual. Isto posto, é evidente a importância do nosso país, daí a necessidade da preservação de nossas florestas, que são determinantes para o equilíbrio do clima, tanto aqui quanto no globo.

A importância da preservação das nascentes para evitar a escassez hídrica está diretamente relacionada. Por isso, como cidadãos, devemos nos envolver na proteção do meio ambiente e, sempre que possível, apoiar projetos de reflorestamento, inclusive nas áreas urbanas que foram extremamente desmatadas. Com isso, a qualidade do ar e o aumento do calor tornam-se mais evidentes e prejudicam a todos, principalmente nossas crianças, que possuem maior fragilidade quando expostas a esses ambientes.

Devemos agir hoje para podermos sonhar com o amanhã. Nossas crianças sobreviverão e terão um futuro saudável se atuarmos com urgência e responsabilidade, aqui no presente.

Abraços.