tu és pedro.

Por Portal Opinião Pública 21/03/2024 - 10:36 hs
Foto: Divulgação

Carlo Enrico Pierro

carloenrico.com.br

não se pode definir o orgulho, acho que na mesma medida que é difícil você definir a felicidade. o sentimento, mesmo. você pode definir um sorriso, coração acelerado, arrepios, mas definir sentimentos é bem mais complicado. e mais ainda, para mim, definir o orgulho. o orgulho que eu senti quando recebi aquela foto.

não é pouca coisa não. eu sempre torço para as pessoas que estão à minha volta. para que elas cresçam o máximo possível. que sejam felizes. que sejam realizadas. e aí eu abro e vejo aquela foto. bom, acho que agora eu consigo definir orgulho e felicidade em imagens. porque é exatamente isso que eu sinto e o que eu vejo. sinto um orgulho imenso de quem eu sei o tanto que batalhou para estar onde está.

é, na vida a gente tem os amigos que dizemos que são a família que a gente escolheu. mas nessa mesma vida também temos a família de verdade, a de sangue. e mesmo com todos os altos e baixos da convivência (que é normal, às vezes nem eu me aguento, imagina os outros?), a gente acompanha e está ali. passo a passo. a cada pedra e a cada vitória. e eu vi, cada uma delas. vi as pedras que você desviou, as que você chutou e até mesmo as que você tropeçou pelo caminho. vi muito e senti mais ainda.

eu chorei quando as coisas não estavam bem. eu ri quando era hora de festejar. eu vibrei até com as conquistas que, de tão pequenas, talvez nem você tenha se dado conta direito. e hoje eu olho, pedro, ou dr. pedro, e vejo a pessoa que você se tornou. o profissional e o homem. o pai, o irmão e o filho. ninguém é perfeito, nem ilibado, nem isento de ter lá sua cota de erros, mas o orgulho... ah, esse ninguém me tira. e foi ao ver a tua foto de joelhos, abraçado com aquela criança, principalmente o teu sorriso, que eu falei pra mim mesmo: ele ama o que faz e eu não podia estar mais feliz por isso.

eu sempre soube que você amava a medicina, acho que desde que eu me conheço por gente. nunca te imaginei como um arquiteto, um engenheiro. mas sempre te vi como a pessoa mais inteligente que eu conheço. sério, chega a ser bizarro. pode escolher qualquer assunto, que você vai sempre ter alguma coisa pra acrescentar. é impressionante. e com o passar dos anos eu me espelhei nisso, mais do que você imagina, tentando ser um pouco dessa pessoa tão cheia de conhecimentos.

mas a foto... eu não sei explicar até agora o que eu senti. o sorriso da criança que caiu nas mãos certas, a tua risada solta de quem tem tantas vidas nas palmas das mãos, mas nunca se amedronta. nunca recua. trata, cuida, ajuda. que sorriso gostoso e que alegria de saber que você se encontrou. acho que nessa vida, nós nos encontramos. e por mais que o mundo possa ser medido, sejam em metros ou quilômetros, saiba que meu orgulho por você não tem medida. parabéns por quem você se tornou. e parabéns ao mundo, por ter alguém como você.