Inscrições para cursos de qualificação social e profissional do “Programa Manuel Querino” terminam nesta sexta

Por Portal Opinião Pública 21/03/2024 - 09:35 hs
Foto: Evandro Oliveira-PMM / Divulgação
Inscrições para cursos de qualificação social e profissional do “Programa Manuel Querino” terminam nesta sexta
Cadastro pode ser feito pela internet ou presencialmente na Secretaria de Trabalho, Renda e Empreend

Termina nesta sexta-feira (22) o prazo para as inscrições nos cursos de qualificação social e profissional do “Programa Manuel Querino” em parceria com os municípios do Grande ABC. A iniciativa oferece vagas para pessoas entre 16 e 29 anos. Ao todo, os jovens de Mauá terão direito a 225 vagas nos cursos para a formação de Assistente de Produção Cultural (50), Condutor de Turismo em Espaço Cultural (75) e Eletricista de Sistema de Energia Renováveis (100). As aulas serão coordenadas e ministradas pela Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC).

Os interessados podem realizar suas inscrições pelo site da instituição, através do link https://levantamento.ufabc.edu.br/index.php/27482?lang=pt-BR, ou se dirigindo pessoalmente até a Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo, na Rua Jundiaí, n° 63, Bairro da Matriz, das 13hs às 17hs.

Os cursos são destinados a jovens pertencentes às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, ou que sejam moradores em áreas de maior vulnerabilidade social, ou que se encontrem em situação de risco pessoal e social. Quem for selecionado poderá receber uma bolsa de R$ 300 ao final do curso. Esse recebimento, porém, está condicionado ao desempenho e a frequência nas aulas.

Podem se candidatar a uma vaga jovens entre 16 e 29 anos, completos no ato da inscrição, que morem no município do curso, que tenham concluído o ensino médio, ou estejam regularmente matriculados no ensino regular básico, ou na educação de jovens e adultos (EJA). A renda per capita familiar deve ser de até um salário mínimo (R$ 1.412,00).

Os documentos necessários para inscrição são: RG e CPF do candidato e do(a) responsável legal, quando aplicável; comprovante de residência atualizado (últimos três meses); declaração de escolaridade de 2024 (Ensino médio, Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos – EJA), e/ou Declaração de conclusão do ensino médio; documentos comprobatórios para candidatos inscritos na categoria Política de Ações Afirmativas e autodeclaração preenchida.

Por determinação do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), parte das vagas são reservadas para cotas de ação afirmativas. 10% das vagas são destinadas para pessoas com deficiência e 30% para pessoas que se autodeclararem pretas ou pardas, pessoas trans, quilombolas, indígenas e para pessoas refugiadas ou solicitando refúgio.