"O Carnaval de São Paulo é referência em inclusão no Brasil", diz Silvia Grecco

Por Portal Opinião Pública 08/02/2024 - 12:14 hs
Foto: Divulgação
Silvia Grecco destacou ações que tornam o Carnaval paulista mais inclusivo

Durante transmissão ao vivo na noite da última quinta-feira, 1º de fevereiro, na live "Inclusão em Foco", conduzida pela ativista de inclusão Dayuri Priolean no Instagram, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Silvia Grecco, destacou as ações que tornam o Carnaval no Anhembi um dos mais inclusivos do país.

Uma dessas iniciativas, já em sua 8ª edição, é o projeto "Samba com as Mãos", que traduz em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) os 14 sambas-enredos do Grupo Especial e 8 do Grupo de Acesso I. Além disso, pessoas com deficiência auditiva e visual presentes no sambódromo do Anhembi poderão contar com audiodescrição disponibilizada ao vivo no YouTube e intérpretes de LIBRAS, que este ano também estarão nos carros de apoio das escolas ao lado do puxador do enredo.

Também participaram da live o intérprete de LIBRAS, Adriano Paiva, conhecido por ter sido o intérprete presente ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a vitória na última eleição, e a diretora da Ala Inclusiva da Rosas de Ouro, Vanessa Dias.

Atualmente, São Paulo estima cerca de 1.200.000 pessoas com deficiência, sendo pioneira ao criar, em 2005, a primeira secretaria municipal dedicada à causa.