Twitter vs. Threads: a guerra entre as redes de Elon Musk e Mark Zuckerberg

Por Professor Fernando da Informática 17/10/2023 - 15:11 hs

O mundo das redes sociais está em constante mudança. E duas das mais significativas, nos tempos recentes, foram a aquisição (e as alterações) do Twitter pelo bilionário Elon Musk, e o lançamento do Threads, que faz parte do grupo de mídias Meta, controlado por Mark Zuckerberg, dono de Facebook, Instagram, Whatsapp e outros.

Mas quais são as semelhanças e diferenças entre as duas redes sociais que rivalizam no momento? Vamos abordar algumas delas.

Semelhanças

O Twitter, que após a aquisição de Elon Musk passou a ser batizado de X, e o Threads possuem um conceito bastante parecido no sentido de que ambas permitem aos usuários publicar conteúdos em vários formatos (textos, imagens, vídeo ou áudio). Além disso, as duas redes também deixam os perfis curtirem, compartilharem ou comentarem conteúdos criados por outros usuários, além de responder ou mencionar outros perfis.

As funções de bloquear um usuário ou tornar seu perfil público ou privado também são funções que estão presentes nas duas plataformas, bem como a vinculação com outras contas. Entretanto, nesta parte existe uma breve diferença entre as duas: enquanto no Twitter é possível vincular sua conta ao Google, no Threads essa possibilidade só existe com o Instagram, outra rede social do grupo Meta.

Diferenças

As diferenças entre as duas redes sociais, porém, também são bastantes visíveis. Enquanto a principal função das duas redes é serem espaços para o compartilhamento de textos, os usuários do Threads possuem uma flexibilidade maior para isso, contando com 500 caracteres por postagem, enquanto no Twitter (ou X) o limite é de 280. Por outro lado, quem adere ao Twitter Blue – mediante assinatura – passa a contar com a possibilidade de criar textos muito maiores, com até 25 mil caracteres.

Agora, um dos principais atrativos entre as duas redes está no Twitter e são os Trending Topics, que apresentam os assuntos mais comentados naquele momento dentro da rede. Essa ferramenta pode separar os temas que estão ‘bombando’ por região, país ou até no mundo, dando uma dimensão sobre o que acontece naquele exato instante. No Threads, ainda não há algo do tipo.

Outro ponto positivo do Twitter em relação ao seu concorrente é o fato de ser possível o envio de mensagens diretas a outros usuários.

A escolha pela melhor plataforma para você dependerá de suas necessidades e preferências individuais. Se você está procurando uma rede para compartilhar momentos pessoais com amigos e familiares próximos, o Threads é uma boa opção. Agora, se você busca uma plataforma para compartilhar notícias e informações com um público mais amplo, o Twitter é uma escolha melhor, até por estar mais consolidada em relação à rival.

E você, qual das duas redes prefere?