Mauá assina protocolo de intenções com Instituto Butantan para compra de vacinas

Por Portal Opinião Pública 15/01/2021 - 16:32 hs
Foto: Divulgação

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), assinou, na última quarta-feira (13), um protocolo de intenções para a aquisição de vacinas com o Instituto Butantan, responsável em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, pela produção da CoronaVac no Brasil. 

Acompanhado da secretária de Saúde, Célia Bortoletto, Oliveira esteve na sede da entidade e foi recebido pelos diretores Paulo Luis Capelotto e Raul Machado Neto. No momento, a CoronaVac aguarda liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para poder ser utilizada no combate à Covid-19 no país. 

“Estar no Butantan hoje representa esperança de dias melhores para nossa gente. Queremos que a política possa ajudar neste momento, não atrapalhar. Faremos o que estiver ao nosso alcance para melhorar a vida do povo. Sei o que significa a Covid, pois eu e minha mulher fomos infectados e perdemos familiares e amigos. Trata-se de uma doença grave e traiçoeira”, afirmou o prefeito. 

Apesar da assinatura do protocolo de intenções, o chefe do Executivo mauaense esclareceu que, inicialmente, a cidade trabalhará apenas com as doses que lhe serão destinadas, respeitando a imunização de grupos prioritários definidos pelo governo federal. A situação se deve ao momento financeiro que o município atravessa. 

“Estamos empenhados em vacinar a população mauaense, incluindo profissionais da linha de frente, que atuam em áreas essenciais como saúde e educação. No entanto, além da dificuldade financeira do município para aquisição de doses extras, há falta da vacina no mercado. Nem sabemos como ficará a distribuição das vacinas para cada cidade iniciar o plano de imunização”, explicou o prefeito.