Projeto que pede a disponibilização de água potável gratuita em estabelecimentos do ramo alimentício é aprovado

Por Portal Opinião Pública 22/10/2020 - 12:37 hs
Foto: Divulgação
Projeto que pede a disponibilização de água potável gratuita em estabelecimentos do ramo alimentício é aprovado
Projeto de lei foi apresentado pelo vereador Irmão Ozelito e aprovado durante a sessão da Câmara

 

A Câmara Municipal de Mauá aprovou, durante sua sessão ordinária no último dia 13, o projeto de Lei nº 82/2020 apresentado pelo vereador Irmão Ozelito que obriga a disponibilização de água potável de forma gratuita para os clientes de estabelecimentos comerciais que atuam no ramo de alimentação e que servem refeições.

Segundo argumentou o parlamentar, devido ao agravamento da situação econômica da maioria dos cidadãos mauaenses, graças a pandemia do novo coronavírus, a compra de uma garrafa de água mineral – que em diversas oportunidades acompanha a refeição - tem pesado nas contas dos clientes, uma vez que seu preço tem chegado a valores próximos ao de outras bebidas menos saudáveis, como refrigerantes e bebidas alcoólicas.

O vereador destacou ainda que o consumo de água potável é essencial à saúde, sendo recomendado que cada indivíduo beba uma quantidade mínima de dois litros por dia. Irmão Ozelito ainda alertou que há recomendações médicas sobre o consumo de um copo com água após a ingestão de uma dose de bebida alcoólica, de modo a evitar o risco de desidratação potencializada pelo álcool.

Para o parlamentar, a apresentação deste projeto de lei visa contribuir com a melhoria da saúde da população, a proteção da economia popular e do meio ambiente, tornando gratuito o acesso à água potável em restaurantes, bares e estabelecimentos similares na nossa cidade de Mauá.

"Tenho certeza que este projeto vai beneficiar muitas pessoas, tanto na área financeira como na área da saúde, tornando acessível o produto em questão", encerrou o vereador Irmão Ozelito.