Editorial - Irresponsabilidade que mata

Por Portal Opinião Pública 10/09/2020 - 15:06 hs
Foto: Reprodução / TV Globo

A morte de 10 jovens atletas do Flamengo em um incêndio no alojamento do clube, ocorrido há quase um ano e meio, ganhou novos e terríveis contornos nesta quarta-feira (9), com matérias mostrando que o clube sabia do risco ao qual os jovens jogadores estavam expostos. Trocas de e-mails internos mostraram que pelo menos alguns setores da agremiação sabiam dos problemas nas instalações elétricas dos alojamentos pelo menos nove meses antes da tragédia. E isso é gravíssimo.

Gravíssimo porque um clube da estrutura do Flamengo nunca poderia ter deixado essa situação chegar a esse extremo. Gravíssimo porque a agremiação não poderia ter exposto os jovens, sob os quais ela tinha responsabilidade, a um perigo tão iminente. Gravíssimo porque nada foi feito para sanar um problema que já era conhecido. Gravíssimo porque tal ato é de uma irresponsabilidade inominável.

Hoje, as famílias destes 10 jovens atletas, que carregavam esperanças e sonhos de tantas pessoas, ainda choram a perda de seus entes queridos. E choram ainda mais por agora saberem que tudo isso poderia ter sido evitado.