Márcio Araújo leva informativos sobre violência doméstica e abuso sexual infantil para as famílias mauaenses

Por Portal Opinião Pública 10/09/2020 - 14:41 hs
Foto: Divulgação
Márcio Araújo leva informativos sobre violência doméstica e abuso sexual infantil para as famílias mauaenses
Marcio Araújo já foi educador do programa Escola da Família e presidente do Conselho Tutelar

A ação de panfletagem do pré-candidato a vereador pelo PSD se apresenta como uma saída para as vítimas durante a pandemia 

Pré-candidato a vereador pelo PSD, Márcio Araújo tem apostado em uma abordagem diferente para conversar com a população de Mauá. O crescimento nos índices de abuso sexual infantil e violência contra mulher levou o ativista social a percorrer os bairros da cidade com panfletos informativos sobre esses crimes que, na maioria das vezes, acontecem na casa das vítimas. O objetivo é ajudar as famílias a identificarem situações de abuso e a se protegerem de possíveis agressores.

“Para se ter uma ideia, desde quando a lei do feminicídio foi criada aumentou o número desse tipo de ocorrência e mesmo assim Mauá não oferece uma política pública preventiva. Então decidi ir para as ruas levar informação para a população”, explica o pré-candidato que já foi educador Profissional do Programa Escola da Família, presidente do Conselho Tutelar de Mauá, coordenou os Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência, Idoso, Criança e Adolescente e Assistência Social, além de ter sido secretário adjunto de Políticas Públicas para as Mulheres e coordenador e presidente do Fundo Social de Solidariedade.

No material distribuído nos lares mauaenses, o Márcio Araújo destaca quais ferramentas as famílias devem procurar ao identificar uma ação suspeita de abuso infantil ou de violência de gênero. “Uma mulher vítima de violência doméstica, e quando falamos em violência doméstica não é só a agressão em vias de fato, mas também o terror psicológico e o controle emocional, essa mulher deve procurar uma delegacia, fazer o registro do BO de forma on-line pelo site da Polícia Civil ou mesmo ligar no 180. No caso das crianças, quem observar qualquer atitude, que vem desde o isolamento até a mudança de comportamento, deve procurar ajuda e pode ser por telefone também no Disque 100”, explica.

Márcio Araújo é formado em Letras, Pedagogia, Educação Física, Libras, Políticas de Prevenção ao Uso de Drogas e Marketing Político. Também é pós-graduado em Educação Inclusiva e em Educação, Diversidade e Inclusão Social.