Enfermeiro Jarles declara apoio ao Juiz João e afirma sua pré-candidatura a vereador de Mauá

Por Portal Opinião Pública 30/07/2020 - 16:10 hs
Foto: Divulgação
Enfermeiro Jarles declara apoio ao Juiz João e afirma sua pré-candidatura a vereador de Mauá
Jarles atua há bastante tempo na saúde pública de Mauá

Profissional da Saúde há mais de 20 anos, ele se lança na competição pelo Legislativo em defesa das garantias universais do SUS 

A pré-candidatura do Enfermeiro Jarles a vereador em Mauá é confirmada pelo PSD, partido que tem por liderança municipal e como pré-candidato à Prefeitura o Juiz João Veríssimo. Jarles é profissional de carreira na área pública e tem no currículo mais de 20 anos de atuação na Saúde da cidade e da região, o que o fez grande defensor do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O SUS é um dos maiores sistemas de saúde do mundo. Mas, existem muitas dificuldades entre a Lei 8.080/90, que instituiu o SUS, e a realidade com que alguns governos tratam a saúde da população. Garantir a saúde universal, integral e justa no papel é uma coisa, no dia a dia é outra”, argumenta o enfermeiro.

A Saúde de Mauá é alvo de críticas da população e dos próprios profissionais, desde médicos a enfermeiros e auxiliares. “A população, mesmo tendo seus direitos garantidos por lei, na maior parte das vezes não tem acesso nem mesmo a uma simples vacina, pois quando chega no posto de saúde não encontra a vacina que precisa, ou o remédio de uso contínuo que deveria estar lá. Isso sem contar a precarização do trabalho dos profissionais que são poucos e desvalorizados”, aponta.

Em uma rede formada por quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e um Hospital, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, e onde 70% da população depende do SUS, o município enfrenta dificuldades na gestão de seus equipamentos. “É comum ouvirmos que existem filas de pacientes aguardando tratamentos de saúde com anos de espera e quando, muitas vezes, o tratamento esperado não chega a tempo, o paciente acaba morrendo na fila”, lamenta com muita indignação ao falar dos problemas de agendamento de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.

A procura por soluções efetivas deixou de ser uma luta sozinha quando o Jarles optou por integrar a chapa do PSD com o Juiz João. “Para se ter um serviço de Saúde de qualidade é preciso competência, responsabilidade e valorização e qualificação desses profissionais. A política deve ser usada como instrumento de democracia para que isso aconteça”, defende.