Inserção da mulher na política

Por Portal Opinião Pública 30/07/2020 - 15:55 hs
Foto: Divulgação

No Brasil, as mulheres são maioria (pouco mais de 51,7% do total, segundo o governo federal). E pensar no papel social desempenhado pelas mulheres na sociedade brasileira (mais especificamente sob a ótica da política) é sempre um exercício interessante.

Na busca de fomentar essa parcela da maior população em nosso país, existem hoje mulheres militantes que atuam com afinco pela inserção política de cada uma delas, mesmo que ainda tenham um papel pequeno dentro de um cenário que, em sua maioria, ainda é composto por homens. Porém, o crescimento da representatividade da mulher na política tem caminhado a passos largos.

Mulheres de diversas áreas e segmentos hoje são pré-candidatas a cargos nos poderes Legislativo e Executivo. Isso significa o aumento gradativo e positivo no âmbito político, pois além de crescer se destacando profissionalmente, conseguem dar mais esperança e expectativas de dias melhores com a gestão feminina a frente ou até mesmo participando e ocupando esses espaços.

Existem alguns exemplos de mulheres que têm feito a diferença. Entre elas estão a secretária regional ABCDMRR do movimento “Mulheres Republicanas”, Jay Carvalho – motorista de aplicativos que, além de exercer uma função pouco falada por mulheres, é  pré-candidata a vereadora por Mauá e também desempenha um papel fundamental como liderança militante do partido Republicanos. Além de nossa secretária regional, vemos hoje se destacando na política a diretora da faculdade Fama, em Mauá. Dra. Eliana Vileide – pré-candidata a vice-prefeita pelo partido Republicanos e mestre e doutora, além de ser também empresária.

Por fim, podemos dizer que a democracia só existirá de fato se as mulheres continuarem a ser mais representadas em nosso cenário político, tornando nossa sociedade mais igualitária, justa e inclusiva.