Por Dr. Cincinato
Uma ótima notícia nos surpreendeu neste dia 18, em meio a tantas notícias ruins. Uma vacina para a Covid-19 pode estar mais próxima de se tornar realidade, informou a empresa farmacêutica Moderna, que finalizou os primeiros testes de uma fórmula imunizadora em humanos e divulgou os resultados iniciais da fase clínica, considerados “positivos” pela equipe. Segundo a companhia norte-americana, após receber duas doses, oito voluntários apresentaram níveis de anticorpos semelhantes aos de pessoas que foram curadas da doença. Ainda faltam a segunda e terceira etapas dos testes, mas a empresa acredita ser possível concluir toda a pesquisa e ter uma imunização disponível em alguns meses.
Em abril, cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram que tinham uma possível e promissora vacina contra o novo coronavírus. Batizada de ChAdOx1 nCoV-19, ela é feita a partir de uma versão enfraquecida de um vírus do resfriado comum que recebeu o material genético do causador da Covid-19.
Quanto aos tratamentos, o que podemos dizer é que são vários e isso significa que ainda nenhum pode ser considerado 100% efetivo. Como a doença ataca o organismo de maneira sistêmica, podendo acometer vários órgãos, o que há é uma combinação de medicamentos, quase que personalizada para cada paciente.
Importante é que nós, enquanto esperamos, precisamos seguir com todas as orientações de distanciamento social. Se for absolutamente necessário sair, use máscara; mantenha todas as recomendações de higiene e, principalmente, lave as mãos, o tempo todo.
Além de tudo isso, é preciso manter a sanidade mental, em meio a esse bombardeio de informações. Procure reservar um momento do dia para ler as notícias, mas não se prenda nisso o tempo todo. Cuidado com as notícias falsas, que são muitas. Dê preferência aos jornais sérios e ainda assim, confirme em outras mídias.
O que estamos vivendo é totalmente novo para todo o mundo. Nenhum país, na verdade, tinha qualquer plano de contingenciamento, mas para o Brasil, a pandemia evidenciou uma imensa crise política e a fragilidade do nosso sistema de saúde pública, que existe, mas é como um cobertor curto.
Nossos colegas da saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares e tantos outros, estão se doando ao máximo nessa verdadeira guerra pela vida, muitas vezes em condições desumanas.
O momento ainda não é de afrouxar o confinamento, o momento é de paciência. Paciência é o melhor remédio que posso receitar nesse momento pra você.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
GCM de Mauá captura foragido da Justiça por furto durante patrulhamento preventivo
Idosos, pessoas com deficiência e autistas devem se cadastrar na Zona Azul de Mauá
Grande ABC tem saldo positivo na geração de empregos pelo 5º mês seguido
Economia brasileira gera mais de 148 mil empregos formais em maio, segundo Ministério do ...
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...