Um pouco mais de paciência

Por Portal Opinião Pública 21/05/2020 - 11:29 hs
Foto: Divulgação

 

Por Dr. Cincinato 

Uma ótima notícia nos surpreendeu neste dia 18, em meio a tantas notícias ruins. Uma vacina para a Covid-19 pode estar mais próxima de se tornar realidade, informou a empresa farmacêutica Moderna, que finalizou os primeiros testes de uma fórmula imunizadora em humanos e divulgou os resultados iniciais da fase clínica, considerados “positivos” pela equipe. Segundo a companhia norte-americana, após receber duas doses, oito voluntários apresentaram níveis de anticorpos semelhantes aos de pessoas que foram curadas da doença. Ainda faltam a segunda e terceira etapas dos testes, mas a empresa acredita ser possível concluir toda a pesquisa e ter uma imunização disponível em alguns meses.

Em abril, cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram que tinham uma possível e promissora vacina contra o novo coronavírus. Batizada de ChAdOx1 nCoV-19, ela é feita a partir de uma versão enfraquecida de um vírus do resfriado comum que recebeu o material genético do causador da Covid-19.

Quanto aos tratamentos, o que podemos dizer é que são vários e isso significa que ainda nenhum pode ser considerado 100% efetivo. Como a doença ataca o organismo de maneira sistêmica, podendo acometer vários órgãos, o que há é uma combinação de medicamentos, quase que personalizada para cada paciente.

Importante é que nós, enquanto esperamos, precisamos seguir com todas as orientações de distanciamento social. Se for absolutamente necessário sair, use máscara; mantenha todas as recomendações de higiene e, principalmente, lave as mãos, o tempo todo.

Além de tudo isso, é preciso manter a sanidade mental, em meio a esse bombardeio de informações. Procure reservar um momento do dia para ler as notícias, mas não se prenda nisso o tempo todo. Cuidado com as notícias falsas, que são muitas. Dê preferência aos jornais sérios e ainda assim, confirme em outras mídias.

O que estamos vivendo é totalmente novo para todo o mundo. Nenhum país, na verdade, tinha qualquer plano de contingenciamento, mas para o Brasil, a pandemia evidenciou uma imensa crise política e a fragilidade do nosso sistema de saúde pública, que existe, mas é como um cobertor curto.

Nossos colegas da saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares e tantos outros, estão se doando ao máximo nessa verdadeira guerra pela vida, muitas vezes em condições desumanas.

O momento ainda não é de afrouxar o confinamento, o momento é de paciência. Paciência é o melhor remédio que posso receitar nesse momento pra você.