Consórcio Intermunicipal recua e garante circulação do transporte municipal em Mauá e outras seis cidades do Grande ABC

Por Portal Opinião Pública 24/03/2020 - 16:28 hs
Foto: Portal Opinião Pública

 

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC anunciou, na manhã desta terça-feira (24), que haverá um realinhamento nas frotas dos ônibus municipais da cidade de Mauá e dos outros seis municípios da região, a partir do próximo domingo (29). Além dos prefeitos das sete cidades, a reunião, realizada por videoconferência, contou também com a participação do secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado, Alexandre Baldy.

O Consórcio, que havia informado a suspensão total de cerca de 200 linhas de ônibus nas sete cidades, recuou e decidiu, junto ao Governo Estadual, que o transporte coletivo municipal funcionará com frota reduzida para 50% nos horários de pico, a partir das 17h, e de cerca de 30% nos demais horários. Aos finais de semana e feriados, a frota deverá ser de 30% nos horários de pico e de 15% nos demais horários.

A interrupção do serviço de forma gradativa, até o dia 28 de março, está mantida, conforme decisão anterior. E o realinhamento terá início a partir da 0h do dia 29 de março.

Segundo estudos, esse projeto de redução da frota de ônibus foi utilizado em países como o Japão e Singapura, com estratégias bem sucedidas para redução do contágio do novo Coronavírus.