Pia Sondhage convoca seleção para torneio preparatório para os Jogos Olímpicos

Por Portal Opinião Pública 20/02/2020 - 12:07 hs
Foto: Lucas Figueiredo-CBF / Divulgação
Pia Sondhage convoca seleção para torneio preparatório para os Jogos Olímpicos
Convocação da seleção feminina marca início da preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio

 

A técnica da seleção feminina de futebol, Pia Sundhage, anunciou nesta terça-feira (18) a lista com as 24 jogadoras convocadas para a disputa do Torneio Internacional da França. A competição, que servirá como preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, terá a participação da anfitriã, França, além das seleções da Holanda e do Canadá. Os jogos acontecem entre os dias 2 e 11 de março.

Entre as convocadas, além das principais estrelas da seleção, como as atacantes Marta e Cristiane, e a meio campista Formiga – que retornam após não terem sido chamadas na última convocação para amistosos que aconteceram fora da Data Fifa - duas atletas foram convocadas pela primeira vez para defender a seleção: a goleira Natasha (Paris FC) e a lateral-esquerda Jucinara (Levante UD). Além disso, a convocação desta terça apresentou 10 jogadoras que atuam no país. À título de comparação, na última Data Fifa, em novembro de 2019, somente 5 atletas que jogam em clubes brasileiros haviam sido chamadas.

Segundo Pia, o crescimento do nível do futebol apresentado no país foi determinante para a convocação de mais jogadoras que atuam no Brasil. “O fato da CBF ter uma liga competitiva é excelente. Eu fico sonhando com jogadoras lá de fora virem jogar aqui. Isso não é impossível, mas podemos chegar nesse nível com bons técnicos, boas jogadoras e transmissão dos jogos”, comentou a treinadora.

A seleção brasileira estreará na competição contra a Holanda, atual vice-campeã mundial e 8ª colocada no ranking da FIFA. As duas equipes se enfrentam na quarta-feira (4), no estádio da Copa do Mundo 2019, o Stade du Hanaiaut, em Valenciennes (FRA). Na sequência as meninas do Brasil jogarão diante das donas da casa, reeditando as oitavas de final da última Copa do Mundo, quando as francesas eliminaram a seleção brasileira por 2x1. Já na terça-feira (10), o Brasil encerra sua participação diante do Canadá, no Stade de L'Epopée, em Calais (FRA). 

Confira a lista de convocadas 

Goleiras
Aline - UD Granadilla Tenerife (Espanha)

Bárbara - Avaí/Kindermann (Brasil)

Natascha - Paris FC (França) 

Defensoras

Bruna Benites - Internacional (Brasil)

Daiane - Tacón (Espanha)

Erika - Corinthians (Brasil)

Jucinara - Levante UD (Espanha)

Letícia Santos - F.F.C Frankfurt (Alemanha)

Rafaelle -Changchun Dazhong (China)

Tayla - Santos (Brasil)

Tamires - Corinthians (Brasil) 

Meio-campistas

Aline Milene - Ferroviária (Brasil)

Andressa Alves - Roma (Itália)

Andressinha - Corinthians (Brasil)

Debinha - North Carolina Courage (EUA)

Duda - São Paulo (Brasil)

Formiga - Paris St Germain (França)

Luana - Paris St Germain (França)

Thaisa - Tacón (Espanha) 

Atacantes

Bia Zaneratto - Palmeiras (Brasil)

Cristiane - Santos (Brasil)

Geyse - Madrid CFF (Espanha)

Ludmila - Atlético de Madrid (Espanha)

Marta - Orlando Pride (Estados Unidos)