Mauá recebe 53 novos ônibus para o transporte público municipal

Por Portal Opinião Pública 10/10/2019 - 09:26 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Mauá recebe 53 novos ônibus para o transporte público municipal
Novos coletivos entregues ao transporte público municipal possuem uma série de aparatos

 

A Suzantur, empresa concessionária do serviço de transporte público em Mauá, entregou 53 novos ônibus à Prefeitura da cidade, na tarde desta terça-feira (8). A apresentação dos veículos zero quilômetro, que reforçarão as linhas municipais, ocorreu em evento no estacionamento do Paço.

Durante o evento, o prefeito Atila Jacomussi (PSB) afirmou que o objetivo da entrega é modernizar a frota de transporte coletivo. Segundo o chefe do Executivo, Mauá passa a ter a frota mais nova do Brasil. “Somos o governo que mais investiu em transporte público. Esses ônibus estarão carregando os filhos de Mauá, o nosso povo. Os trabalhadores terão coletivos novos, para que transporte o nosso povo com segurança e tecnologia”, disse.

O prefeito ressaltou ainda que fez questão que os ônibus ficassem enfileirados diante da Câmara Municipal, para mostrar a transparência da gestão no transporte público na cidade.

“Fiz questão que os ônibus ficassem enfileirados para a Câmara Municipal, para os nossos vereadores contarem um a um os 53 novos ônibus e também para saberem que nossa administração do transporte tem transparência, tem coerência e tem respeito com a nossa população”, pontuou Atila, que contou com a companhia dos vereadores Admir Jacomussi (PRP), Robson Roberto Soares, o Betinho Dragões (PR), Gildázio Estevão de Miranda, o Gil Miranda (PRB), Vladimilson Garcia, o Bodinho (PRP), Severino Cassiano de Assis, o Severino do MSTU (PROS) e Francisco Esmeraldo Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (Avante) na cerimônia. Os parlamentares também falaram rapidamente ao microfone. Vereadores de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também prestigiaram o evento.

Representando a Suzantur no evento, o diretor da empresa Robson de Jesus Francisco, destacou que a entrega dos novos ônibus é um marco importante para que o transporte público municipal siga evoluindo e atendendo bem aos usuários. “Esse é um momento importante para a cidade. Faz parte de nossos objetivos atender a população da melhor maneira possível, oferecendo tecnologia, conforto e segurança a todos os passageiros”, frisou.

Dos 53 novos ônibus, 43 são veículos Midi (capacidade para 66 pessoas, sendo 36 sentadas e 30 de pé) e dez convencionais (85 usuários ao todo, englobando 44 sentados e 41 de pé). Os coletivos possuem ainda suspensão a ar e contam com chassis do modelo Mercedes-Benz e carroceria Marcopolo Torino. Os ônibus também estão equipados com conectores de USB para carregamento de aparelhos móveis, rede Wi-Fi, câmera de segurança, assentos estofados com apoio para cabeça, sistema de climatização e estão totalmente adaptados às necessidades de acessibilidade. A aquisição dos novos veículos permite também que a idade média da frota mauaense caia para menos de dois anos.

A renovação de frota mais recente realizada em Mauá aconteceu entre 2017 e 2018, quando a Prefeitura colocou 100 novos ônibus para circular na cidade por meio do programa Refrota, do governo federal. A iniciativa permitiu a aquisição dos veículos via financiamento, no valor de R$ 30,3 milhões, junto a Caixa Econômica Federal.

Na época, o Executivo destacou que Mauá passava a ter uma das frotas de ônibus mais jovens do País – a média de idade dos coletivos era de um ano - com veículos totalmente acessíveis para deficientes físicos e contando com Wi-Fi gratuito, tomadas USB para carregamento de celular e monitoramento por GPS. 

Novidades 

A entrega dos 53 novos ônibus, entretanto, não foi a única novidade desta terça-feira. Durante a apresentação dos coletivos, a Prefeitura de Mauá também confirmou que deverá investir na implantação de novas tecnologias nos veículos ainda neste ano.  A notícia já havia sido compartilhada pelo Paço em suas redes sociais.

Segundo o Executivo, até o final deste ano, parte da frota passará a contar com novos aparatos tecnológicos, como a utilização de validadores com leitor de QR Code. A implantação dos dispositivos visa facilitar a vida do usuário, que poderá realizar o pagamento do deslocamento de forma antecipada por meio de aplicativo para celulares, que também deverá ser lançado ainda em 2019.

Outra novidade destacada pela administração municipal é que, futuramente, os passageiros do sistema de transporte público mauaense poderão pagar as tarifas de viagens unitárias utilizando cartões de débito e crédito, levando assim maior segurança e praticidade aos usuários.

Além disso, a Prefeitura anunciou o retorno, para esta quarta-feira (9), das linhas do “Expresso Mauá”, que tiveram seu funcionamento interrompido durante a última gestão. Segundo a Secretaria de Transportes, o passageiro poderá se deslocar entre a origem e destino em tempo médio de aproximadamente 25 minutos, com menor número de paradas. As linhas funcionarão entre às 5h e às 20h nos dias úteis. “Economia de tempo para o trabalhador vale muito. As pessoas vão retornar mais cedo para suas casas. Esse é o tempo que o trabalhador pode ficar mais com a sua família”, disse o prefeito.